Especial Prefeituras

Santa Maria, construindo um futuro próspero

Santa Maria, construindo um futuro próspero

Santa Maria tem 1.780,194 km² de extensão, soma 271.735 habitantes e abriga diversas instituições de ensino que fizeram com que Santa Maria recebesse a classificação de terceiro lugar no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), publicado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na categoria Capital Humano, que destaca o acesso e a qualidade da mão de obra básica e especializada.

Em 2023, sob a gestão do Prefeito Jorge Pozzobom, foram finalizadas diversas obras desde a educação, saúde e passando pelo centro da cidade e ainda tem mais por vir em um futuro a curto, médio e longo prazo. Para somar, incentiva seus empreendedores e cuida de seus habitantes com uma série de ações.


Educação 

Em Santa Maria, uma demanda muito esperada pela comunidade educacional foi atendida pela Prefeitura Municipal no começo do ano letivo de 2024: o início da distribuição gratuita de quase 19 mil kits de uniformes de verão, de forma gradual, para as 85 escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). As vestimentas de inverno estão em confecção e, logo, serão entregues da mesma maneira. 

Somente no segundo semestre de 2023, duas novas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) foram inauguradas pela gestão municipal. Na Região Oeste, no Bairro Nova Santa Marta, a EMEI Gianna Grassi Didonet com 160 vagas e, na Região Leste, no Bairro Camobi, a EMEI Monte Bello podendo atender 120 crianças em turno integral ou 224 em turno único. No primeiro semestre do ano passado, a EMEI Circe Terezinha da Rocha já havia sido concluída.

Elas somam-se a outras duas EMEI’s inauguradas na gestão do Prefeito Jorge Pozzobom: a EMEI Glaci Corrêa da Silva, no Bairro Divina Providência, e a EMEI Ivanise Jann de Jesus, no Bairro Pinheiro Machado.  

E, ainda, serão entregues, em breve, as seguintes novas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Suzana Cartier Larangeira que será de turno integral junto à Fapas, no Bairro Patronato, e mais uma EMEI, dessa vez, no  Bairro Medianeira. 

Outra ação notável da Secretaria de Educação foi a inauguração do EduTech - Centro Municipal de Inovação e Empreendedorismo Criativo, no Mercado da Vila Belga. Voltado aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da RME e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é um espaço que permite a formação complementar dos conteúdos trabalhados em sala de aula focando em aspectos relacionados à tecnologia, inovação e empreendedorismo criativo.


Saúde 

A partir da Secretaria de Saúde, Santa Maria obteve avanços significativos no atendimento à população. No final de 2023, foi inaugurado, no Bairro João Goulart, a Unidade Básica de Sáude (UBS) Estação dos Ventos, que é capaz de atender 7 mil pessoas por mês. Nela, estão dispostos consultórios médicos e odontológicos, farmácia, salas de serviço de enfermagem, de atividades coletivas, de vacinas, inalação e curativos, somados a estrutura de apoio e área multiuso. 

No Bairro Nova Santa Marta, outra inauguração marcou o cronograma da saúde municipal, dessa vez, da Estratégia em Saúde da Família (ESF) Alto da Boa Vista com competência de prestar assistência para cerca de 4 mil pessoas por mês. 

Somada às inaugurações, o Executivo Municipal ampliou o espaço da Policlínica Central, onde acontecem atendimentos de pediatria, ginecologia e pequenos procedimentos, além de exames de espirometria, para verificar a capacidade pulmonar, anteriormente só disponível em Alegrete. 

Para 2024, está sendo construída uma nova UBS, com o nome de São Carlos, na Rua Agostinho Scolari, Urândia, com expectativa de compreender até 8 mil pessoas por mês.


Emprego

Lançado em 2023, o programa Emprega Santa Maria mobiliza o setor produtivo do município em prol da geração de empregos a pessoas registradas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais e em situação de desemprego, através da promoção de cursos, oficinas, feiras para qualificar e promover a inclusão no mercado de trabalho.

Duas turmas já foram formadas até o momento. Em 27 de outubro de 2023, 29 pessoas foram capacitadas para atuar como operador de caixa, vendedor de farmácia e técnica de vendas. Já, em 15 de março de 2024, 18 alunos concluíram os cursos de frentista e em gestão de estoque.

Aliado aos cursos, em 9 de novembro de 2023, aconteceu, no Centro Desportivo Municipal, o Feirão do Programa Emprega Santa Maria, que ofertou 329 vagas distribuídas em 22 empresas de Santa Maria e de outras cidades gaúchas. Compareceram cerca de 500 pessoas com a apresentação de mil currículos.

Complementando as ações do Emprega Santa Maria até o momento, foi lançada a plataforma online oficial em que é possível a visualização de ofertas de cursos presenciais e online, visualização das vagas disponíveis nas empresas parceiras e no Sistema Nacional de Emprego (Sine), informações sobre os próximos feirões de oportunidades do programa e possibilidade de retomar os estudos via Educação para Jovens e Adultos (EJA) ou Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja). E, em breve, estará disponível a criação de currículo direto no site.


Cidade Empreendedora 

Nos últimos anos, Santa Maria lançou diversos programas para incentivo ao empreendedorismo e desburocratização, vale citar Programa Avança Santa Maria (ferramenta para concessão de incentivos fiscais e econômicos às empresas que buscam se instalar na cidade); Poupa Tempo (para auxiliar na tramitação de pedidos de alvarás); Descomplica SM (para facilitar obras) e Tudo Fácil Empresas (simplificar a abertura de empresas limitadas e individuais que desempenhem atividades de baixo risco). 

Para somar a essas ações, em setembro de 2023, foi inaugurada a Sala do Empreendedor, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Rua André Marques, nº 820, 10º andar. Nela, é possível acessar serviços como emissão de nota fiscal e acesso a crédito, assim como processos de abertura, regularização e baixa de empresas. E a Sala, em consequência dos serviços prestados à sociedade, recebeu o selo bronze na 5ª edição da Certificação das Salas do Empreendedor no Rio Grande do Sul.


Obras e Infraestrutura 

Uma grande obra entregue pela Prefeitura Municipal em 2023 foi do Calçadão Salvador Isaia, após quase quatro anos. As reformas resolveram problemas relacionados a infiltrações e trocaram galerias pluviais e de esgoto. Ocorreu, ainda, a troca do piso; a construção de uma rede subterrânea para os cabos de energia elétrica, telefonia e internet; a colocação de deques e de paisagismo em toda extensão do Calçadão e renovação de infraestrutura para tráfego de pedestres e para trânsito de veículos de salvamento, como ambulância e caminhão dos bombeiros.

Além do Calçadão, duas grandes revitalizações marcam a região central de Santa Maria: a da Gare e a da Praça Saldanha Marinho. A primeira já tem cerca de cinco meses de trabalho e vai renovar toda a estrutura do ponto turístico marcante da cidade, com troca de pisos, forros, portas, janelas, instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto, adição de rampas e recursos de acessibilidade, além de pinturas externas e internas. No Largo, ocorrerá serviço de paisagismo com a instalação de bancos, floreiras e lixeiras. 

A Praça Saldanha Marinho passa por processo similar com remoção do piso, novo contrapiso e pavimento, drenagem pluvial, iluminação, paisagismo e restauração do Coreto e do Chafariz. O denominado “Parque da Barragem” está como obra para o futuro da cidade. Ela ainda está em fase inicial de licitação, mas o objetivo é a realização de área de lazer, de prática esportiva e de integração social junto à barragem do Rio Vacacaí-Mirim, na região do Bairro Campestre do Menino Deus.


Cultura 

Uma movimentação cultural marcante dos últimos dois anos foi a realização da Calourada da Gare. Em 2024, o evento reuniu cerca de 30 mil pessoas na Gare e artistas locais e nacionais que passaram pelo palco montado para recepcionar os estudantes universitários e marcar o começo do ano letivo. 

Além dos dias de semana, no sábado, aconteceu uma feira de serviços denominada Pode Chegar que contou com a participação de diversas entidades e instituições de Santa Maria. Já no domingo, a programação foi dedicada aos professores, com mateada, música ao vivo e a primeira Corrida do Professor, com 360 participantes. 

Para identificar as forças e gerar mais potencial empreendedor, a Secretaria de Cultura lançou o Livro de Iconografia Local que dispõe um estudo completo em várias dimensões – cultura, economia, história, arquitetura, cotidiano –  da cidade mapeando-a por meio de imagens para inspirar produtos e valorizar a cultura.

(Fotos: Guilherme Brum/ Marcelo Oliveira/ Eduardo Ramos)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mata, futuro promissor na cidade da pedra que foi madeira Anterior

Mata, futuro promissor na cidade da pedra que foi madeira

Próximo

Oddão KTO: mais emoção e ganhos nas suas apostas!

publieditorial